top of page

ESPECIALIDADES

Especialidade em responsabilidade civil e direito do consumidor, com atuação em outros segmentos do direito privado e, também, na defesa de grupos sociais oprimidos.



​

Profissionais cujo propósito mais importante é oferecer às pessoas condições para o pleno exercício da cidadania, bem como zelar pelo integral respeito aos direitos à vida, igualdade, segurança e liberdade de expressão.

​



Imperativa, portanto, na vigência do estado democrático de direito, a atuação do advogado como profissional responsável pela aplicação da Justiça na sociedade, em razão da necessidade de todos serem assistidos, defendidos ou representados em seus negócios jurídicos.



​

Para que possa prestar serviços jurídicos com alta qualidade profissional e, dessa forma, alcançar o êxito exigido pelos clientes, o advogado deve manter, além da atuação direta em áreas jurídicas específicas, constante e estratégico vínculo de parceria com outros consultores e operadores de notório saber jurídico.



Nos Juizados Especiais Cíveis é necessária a presença de advogados e defensores públicos para causas superiores a 20 e até 40 salários mínimos.

​

Nas demais, a presença do advogado é facultativa. Se uma das partes comparecer à audiência acompanhada de um advogado, um defensor público pode ser nomeado para acompanhar a outra parte.

​

Nos Juizados Criminais atuam também Promotores de Justiça.

Aqui, são julgadas as causas cujo valor não ultrapasse o limite de 40 vezes o salário mínimo. Veja alguns exemplos: cobrança, indenização
(incluindo indenização por acidente de trânsito), execução de títulos (cheques, notas promissórias, letras de câmbio, etc).​

Criados em 1995 pelo Poder Judiciário, eles tornam mais ágil a ação da Justiça, facilitando o seu acesso e trazendo a você respostas mais imediatas. Nos Juizados Especiais, busca-se sempre que possível a conciliação e o acordo, ao invés do confronto, que gera processos caros e demorados.

Pessoas físicas capazes, maiores de 18 anos e também as microempresas podem propor ação perante os Juizados Especiais.
Nestes, atuam os Juízes de Direito, que homologam acordos e decidem as causas.
Outra característica dos Juizados Especiais é que eles são gratuitos, desde a entrada da ação até sua decisão. Só ocorrem pagamentos de custas judiciais, taxas e outras despesas quando uma das partes interpuser recurso, faltar injustificadamente
a qualquer audiência marcada, proceder com má fé e em outros casos previstos na Lei 9.099/95.

bottom of page